#IMORTAIS “Escritores de Marabá fundam Academia de Letras do Brasil - Sul/Sudeste do Pará”



Na noite da última sexta-feira (31), de março, aconteceu a posse de 21, dos 24 membros fundadores da Academia de Letras do Brasil Seccional Sul e Sudeste do Pará, que tem sede em Marabá e, que aconteceu no Clube dos Oficiais de Marabá - C.O.M.
A solenidade de posse dos acadêmicos fundadores foi bastante concorrida e reuniu mais de 180 pessoas e teve como mestre de cerimônia o jornalista e professor André Vianello. O evento marcou mais uma página para história da literatura nas regiões do Sul e Sudeste do Pará. A ALB - Seccional Sul e Sudeste do Pará é mais uma instituição que veio para ajudar no processo de incentivo a leitura e o acesso ao livro em Marabá e região.
Os escritores que tomaram posse na noite do último dia 31 de março à Academia de Letras do Brasil - Seccional Sul e Sudeste do Pará foram: Airton Souza, Airton Pereira, Adão Almeida, Joelthon Ribeiro, Cláudia Chini, Francisca Cerqueira, Moreira Filho, Valdir de Araújo, Francisco Balbino, Francisco Duarte, Paulo Poeta, Rosa Peres, Walquiria Gouveia, Lusa Silva, Bertin Di Carmelita, Javier Di Mar-y-abá, José Ferreira, Rose Pinheiro, Glecia Sousa, Aldemira Aguiar e Lara Borges.
Todos esses acadêmicos são os membros Fundadores e Efetivos da Academia de Letras do Brasil - Seccional Sul e Sudeste Sudeste do Pará, que conta com mais 16 cadeiras desocupadas e, que serão preenchidas ao longo dos próximos anos.
"Um dos grandes objetivos da ALB - Seccional Sul e Sudeste do Pará será à promoção do livro, o incentivo a leitura e a produção literária dos escritores das regiões do Sul e Sudeste Paraense, através de Projetos e eventos que serão realizados ao longo de suas atividades. Além disso, outro objetivo é congregar as letras e a literatura que vem sendo produzida nessas regiões", destaca o poeta Airton Souza, que foi um dos mentores para a instalação da Academia na Região.
A primeira diretoria da Academia de Letras do Brasil - Seccional Sul e Sudeste do Pará, que foi, conforme determina o estatuto da instituição, indicada pelo Presidente Pró-tempore Airton Souza, ficou da seguinte maneira:
Presidente: Javier Di Mar-y-abá
Vice-Presidente: Rosa Peres
Primeira Secretária: Rose Pinheiro
Segunda Secretária: Glecia Sousa
Diretora de Eventos: Francisca Cerqueira
Tesoureiro: Bertin Di Carmelita
Presidente Vitalício: Airton Souza
A ALB - Seccional Sul e Sudeste do Pará realizou além da posse de seus primeiros acadêmicos, promoveu uma justa e bela homenagem ao poeta Eduardo Castro, que foi assassinado na última semana. A cerimônia de posse foi dedicado ao poeta e também aconteceu um minuto de aplauso em reconhecimento a todo o trabalho que o poeta realizou na região.



                               Fonte © #TRIBUNADOSALGADO (Texto: AIRTON SOUZA)
Tecnologia do Blogger.